Fraquezas dos Clãs - Malkavian

Malkavian

Não existe clã com defeito mais particular que o Malkavian. Talvez apenas os Ventrue se aproximem em particularidade, mas ainda assim, a fraqueza malkavian define não apenas sua alimentação, como a forma que o indivíduo vê o mundo. E cada maldição é tão única como apenas a loucura pode ser. Apesar de o clã partilhar a loucura como maldição comum, cada membro do clã é insano de maneira única e pessoal. A única constante é apenas essa. Por via de regra, todo Malkavian começa o jogo com uma perturbação, e ela pode (ou deve) ser única e marcante.

De uma forma abrangente, pode-se dizer que a perturbação escolhida para a personagem afetará toda a forma como ela interpreta os fatos ao seu redor e, principalmente, qual é a Verdade por trás deles. Afinal, o malkaviano não é louco. Não na visão dele. Ele apenas enxerga o mundo da forma Verdadeira, como os demais não conseguem, e ele não acha isso, ele SABE disso.
Em nível de sistema, é uma fraqueza facilmente 'burlável' ou usada em proveito próprio. Mas não deveria ser assim. Usar força de vontade deve ser uma atidude extremamente rara, visto que o malkavian não acha que seu comportamento deva ser evitado.

O fato é que os Filhos da Lua veem o mundo por trás de sua lente única, e refletido em seu espelho destroçado. E como a verdadeira insanidade, a Perturbação escolhida para o Malkavian não deve ser bonitinha, engraçada e muito menos conveniente. Afinal, a loucura pode ser tudo, menos conveniente.

Mas se engana quem pensa que todo Malkavian é um louco desfuncional, e que basta por os olhos em um Filho da Lua para reconhecê-lo de fato. Este erro tende a ser fatal.

Refletindo a verdadeira face da insanidade, o melhor Lunático é aquele imprevisível e do qual se deveria ter medo. E talvez seja exatamente a última pessoa de quem se vá suspeitar, como os verdadeiros Serial Killers. O melhor sociopata é aquele que se camufla em sociedade. Os poucos Malkavianos cuja perturbação transparece facilmente, são tão assustadores quanto se pode imaginar.

Como o típico sociopata, o Malkaviano pode ser qualquer um. O vizinho simpático, o homem que profetiza o fim dos tempos na porta da estação de metrô, o megalomaníaco presidente de empresa. Enfim. Qualquer um. Afinal, loucos podem ser qualquer um... E podem estar em qualquer lugar.

A maldição Malkavian pode ser refletida de formas drásticas, como uma esquizofrenia aguda, ou de formas muito mais discretas, mesmo que ainda assim impactantes. Um bom exemplo disso é o Dr Douglas Netchurch, personagem que aparece tanto no clanbook quanto no guia de Carniçal.
Dr Netchurch é um médico brilhante abraçado por volta de 1900, que adquiriu uma curiosidade literalmente Obsessiva sobre a anatomia cainita e os poderes do sangue. Pode-se dizer que ele se recusa a acreditar no princípio do sobrenatural, e tenta dissecar, as vezes literalmente, a natureza cainita de forma satisfatória.

Outro exemplo, que denota um pouco mais de exentricidade, também é ilustrado pelo Clanbook. O Príncipe Pavão, como é chamado, tem duas perturbações. Dupla personalidade, uma das favoritas entre os jogadores, e Fixação por Objeto de Poder. Enquanto ele próprio, Alessio é apenas um cainita um tanto inseguro e talvez quase manipulável. Mas quando veste sua máscara, ele se torna um arrogante Príncipe capaz de enfrentar qualquer desafio.
Somada a essas duas perturbações, Alessio é constantemente assolado pelo medo de que algum dia se veja em uma situação que apevas o Pavão poderia resolver, e que ele esteja vulnerável. Certamente é algo que mexe bastante com o psicológico do personagem.

Um exemplo que também é digno de nota é o narrador do segundo capítulo do clanbook, que demonstra a obsessão por provar, nada mais nada menos, que não é louco. Ou mesmo que a fama de insanidade do clã não é de fato verdadeira, e sim uma 'máscara' que o clã adota por opção. Com o decorrer dessa jornada, e talvez pela frustração em não conseguir um resultado ou se questionar constantemente sobre a própria sanidade, ele parece adquirir uma segunda perturbação. Lapsos de memória. Que de fato é algo bem mais problemático do que uma 'simples' obsessão...

Existem perturbações que são um pouco menos psicológicas, tal qual Gasto Descontrolado de Sangue, assim como existem perturbações plenamente mentais e interpretativas. Outras ainda podem levar o personagem (e o jogador) a extremos, como Impulso de auto-aniquilação. Mas o fato é que a fraqueza Malkavian é certamente algo que dá muita margem de criatividade. Se as já listadas não satisfizerem, existe sempre a possibilidade de buscar doenças de cunho mental e debater com o Narrador como transformá-las em sua fraqueza.

Filmes como O Iluminado e Hannibal Rising podem oferecer, respectivamente, uma boa noção da escalada da loucura ou de fatos marcantes que possam desencadear transtornos graves ainda em vida.
Pense bem sobre isso. O personagem já tinha algum tipo de perturbação em vida? Algum tipo de disturbio de personalidade? Reflita sobre como essa peculiaridade poderia ser ampliada ou mesmo modificada pelo abraço. Uma jovem anorexica poderia acabar desenvolvendo algum tipo de disturbio alimentar, mesmo em se tratando de sangue? Ou teria esse traço se tornado algo muito mais grave e descontrolado?

Invente. Crie. Os Malkavian são o clã mais imprevisível dentre eles, e oferece uma maleabilidade incrível. Mas nunca se esqueça. A fraqueza não é para ser conveniente. Ela é uma maldição, e deve ser tratada como tal. busque o realismo que existe na exentricidade do clã, e estará um passo mais perto da Verdade sobre ele.

Nota: Desde a estréia de Dark Knight, o que mais vem surgindo é o 'Malkavian Joker'. De fato, o Joker vem a ser um ótimo exemplo de distorção de realidade que um Malkavian pode enfrentar, seja em 'filosofia' ou comportamento. Mas não é, nem de longe, a única opção para um personagem convincentemente malkaviano. Evite os clichês, busque novas inspirações. Certamente a experiência de interpretar uma criatura Perturbada será gratificante.

Sugestão para Narradores: Tal qual já sugerido para o clã Ventrue, se estiver encontrando dificuldades com personagens se aproveitando ou não sabendo adequar suas pertubações a sua crônica, experimente tomar o controle sobre a definição das mesmas.

Nenhum comentário: