Fraquezas dos Clãs - Ventrue

Ventrue

Os Ventrue possuem um apetite... Especial. O fato de um cainita já beber sangue o torna um ser peculiar, no entanto, os Ventrue apenas podem se alimentar de um unico tipo de sangue... Que pode ter características ainda mais peculiares.

O padrão de escolha dessa fraqueza por parte dos jogadores segue um padrão que busca suavizar o efeito da maldição sobre a personagem, tal como ser algo que não desafie a moralidade do jogador ou alimente seus fetiches pessoais. Um exemplo muito utilizado é ''mulheres'' com algum tipo de cabelo ou idade específicos. Mulheres loiras, mulheres ruivas, mulheres jovens, entre tantas outras opções mais. A depender do cenário em questão, Mulheres Loiras são encontradas com relativa facilidade.

Isso se deve muito também ao fato do jogador que utilize um personagem Ventrue não pensar nas cenas quais a personagem estaria se alimentando. A alimentação é um dos conceitos mais importantes de Vampiro, e isso é extremamente frisado pelo clã Ventrue.

Para a escolha de um defeito, fica por sugestão escolher dois adjetivos que não necessariamente sejam coerentes. Claro, tais adjetivos devem ser relacionados a algo que vá prover sangue, mas vamos experimentar alguns exemplos, focados mais na parte trágica da personagem e no corrupto mundo das trevas.

Um primeiro exemplo poderia envolver ''mulheres'', que seria uma escolha bastante comum entre jogadores, mas agora vamos pensar em outro adjetivo, algo não tão obvio, como a cor do cabelo ou da pele, mas uma característica mais singular... Talvez uma mulher que goste de maltratar crianças. Claro, a primeira vista isso parece algo bastante complicado de se encontrar, no entanto, levando em consideração que estamos pensando no Mundo das Trevas, possivelmente existiria em orfanatos mulheres que se encaixem nessa característica.

Possivelmente babás também poderiam ter um certo gostinho em maltratar crianças. Podemos também pensar em professoras, freiras e até mesmo mães. De fato, certamente isso exigiria um pouco de empenho por parte do Ventrue, para conseguir o seu rebanho, no entanto temos uma variedade que não chega a ser de fato limitadora, visto que ela pode ser provida de inúmeras fontes.

Agora que temos esse exemplo, poderíamos pensar em como a personagem encara sua maldição. A maldição não necessariamente precisa ter sentido, no entanto colocar algum sentido poderia render resultados interessantes. Talvez o Ventrue, em vida, tivesse uma mãe extremamente rígida que, apesar de o ter educado e disciplinado de uma maneira que quando cresceu atraiu a atenção dos Ventrue, isso deixou a personagem um tanto quanto traumatizado...

E tendo isso em mente, como ele encara se alimentar desse tipo de pessoa? Podemos encaixar o horror pessoal quando ele se lembra dos maus-tratos, e esse vício além de saciar sua fome por sangue também poderia saciar uma parte mais perversa de sua alma que deseja dar uma lição em sua mãe. É um tipo de comportamento que chega a lembrar um Serial Killer, algo doentio que certamente terá muito a contribuir com a personagem.

Um segundo exemplo poderia apelar para algo realmente tenso. Poderíamos utilizar um adjetivo bastante amplo, como talvez... ''pessoas''. Porém, pessoas com queimaduras de terceiro grau. Pensando nesse exemplo, não necessariamente precisa ter algum sentido no background da personagem. Ele simplesmente herdou essa terrível maldição. Isso seria brutal e ressaltaria o horror de uma maneira bem franca. Como um personagem com humanidade relativamente alta lidaria com algo assim?

Que tipo de questionamentos ele poderia ter diante sua própria moral, ou do motivo qual herdou essa fraqueza? Visto que muitos Ventrue ainda teorizam os motivos de sua maldição, alguns encontrando motivos (como no exemplo acima), mas e quanto aquelas que aparentemente não possuem nenhuma conexão? Como os outros Ventrue o encarariam diante essa maldição? A questão é inserir um elemento intenso de horror na personagem e trabalhar as reações dele a cada vez que for se alimentar...

Um terceiro exemplo vou retirar de uma personagem oficial do Mundo das Trevas: Jan Pieterzoon. Quem acompanha os Romances de Clã certamente conhece bem esse sujeito. Uma cena, depois que Jan fora atacado pelo Sabbat, mostra uma garota chorando em uma cama, abalada, com suas vestes rasgadas, enquanto alguns homens deixam a sala. A cena meio que dá a entender que ela fora estuprada. O nosso querido Jan Pieterzoon se alimenta de pessoas que foram vítimas desse tipo de violência. É um tipo de fraqueza que certamente não é tão evidente, relativamente (e coloque relativamente nisso) difícil de se encontrar, no entanto, pode ser produzido. Ainda mais quando estamos diante de um clã que possui como suas principais armas a Dominação e a Presença.

Certamente isso fará um grande mal para a moralidade da personagem, mas algumas vezes o Ventrue, diante sua fraqueza, simplesmente não terá escolha. A questão é que a alimentação de um cainita sempre vai desafiar a sua moral, no caso dos Ventrue, isso poderá ser ainda mais enfatizado. Essa fraqueza ainda pode ser combinada com certos Defeitos, como Intolerância, Fobia, Vingança e Consumo Conspícuo (esse último podendo render resultados REALMENTE perturbadores), entre outras combinações apenas limitadas pela imaginação. Em suma, na hora de criar a Fraqueza de Clã de sua personagem, seja criativo, desafie a si mesmo não apenas na concepção da maldição, mas também em como se vai lidar com ela.

Sugestão para Narradores: caso esteja tendo problemas com Fraquezas de Clã de seus jogadores, como esta aqui ressaltada, experimente você mesmo as criar...

Nenhum comentário: